Uma breve pincelada sobre assuntos do esporte a motor

Uma breve pincelada sobre assuntos do esporte a motor

GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

Neste Giro Rápido, três temas: Fórmula E, pista na Bahia e Felipe Massa.

O piloto Lucas di Grassi sugeriu um traçado para a F-E no Parque do Ibirapuera. A CBA divulgou a inauguração de um autódromo na Bahia que, de fato, ainda não é um autódromo. E, por fim, o futuro de Felipe Massa, que ao final de 2016 terá seu contrato encerrado com a Williams.

Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

ELÉTRICOS NO PARQUE?

Lucas di Grassi desenhou um traçado novo para a Fórmula E, no Parque do Ibirapuera, em seus arredores e parte da área interna. Pouco mais de dois quilômetros (2.105, para ser preciso), em sentido anti-horário.

A filosofia da categoria, que prima por energia sustentável e o mínimo impacto de poluição, explica a escolha por áreas urbanas.

Nesse sentido, o Ibirapuera seria o palco ideal. O único (e grande) inconveniente recai sobre o transtorno que isso provocará, uma vez que a região tem um trânsito dos mais intensos, ligando o eixo norte-sul, incluindo nisso a proximidade ao aeroporto de Congonhas. O evento se resume a dois dias (sexta e sábado), mas obras serão necessárias com antecedência.

Em resumo: para quem achou a Indy no Anhembi um caos para a cidade, a F-E no Ibirapuera pode ser bem pior... Assim, fico com a sugestão do amigo Du Cardim, para um traçado na Cidade Universitária, sobretudo se a data coincidir com férias na USP. Foto: Divulgação/F-E

AUTÓDROMO NOVO?

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou a inauguração de uma novo autódromo no Brasil, em São Francisco do Conde, na Bahia, distante 67 quilômetros de Salvador. Reproduzo trecho do release:

"A pista de Velocidade na Terra tem 1.700 metros de extensão com 14 metros de largura. O projeto conta também com uma pista de kart de 1.780 metros, pista de motocross e outra exclusiva para arrancada, com 800 metros de comprimento".

Portanto, ainda não é um autódromo, certo?

Óbvio, se essa estrutura for a base para algo maior, o termo "autódromo" poderá se encaixar. Por enquanto, pela foto, ainda não... Foto: Will Recarey (Divulgação).

FUTURO DE FELIPE MASSA. RENAULT EM 2017?

O brasileiro, que terá seu vínculo com a Williams encerrado no término da temporada deste ano, não descarta aposentar-se da F1. Ao que parece, só terá o desejo de permanecer se tiver um carro competitivo em 2017, ano em que os carros, com o novo regulamento, serão mais "manhosos", e exigirão mais maturidade dos pilotos, segundo ele mesmo disse, em entrevista ao canal britânico BT Sport 1.

Hoje, se eu fosse apostar em um destino para Felipe Massa em 2017, cravaria Renault. Com a experiência acumulada na F1, Massa ainda teria a seu favor o fato da montadora francesa ter uma fatia importante no mercado automobilístico brasileiro. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

Arquivos