Vibração dos britânicos foi o melhor da corrida em Silverstone

Vibração dos britânicos foi o melhor da corrida em Silverstone

Sim, o GP da Inglaterra foi o melhor do ano. 

A largada espetacular de Massa (e não é pelo fato de ser Massa, brasileiro), mas porque foi bacana um carro saltar do terceiro lugar para a ponta, passando as imbátiveis Mercedes.

Curvas rápidas pra lá e pra cá, motorzão Mercedes empurrando as Williams e as 20 primeiras voltas mais emocionantes de 2015.

E o lugar, não poderia ter sido melhor: Silverstone.

Ali, onde tudo começou, a primeira corrida da F1, em 1950.

A Inglaterra tem "trocentas" pistas. 

Quando recebo um piloto da "velha guarda" no meu "Bella Macchina", todos citam as pistas em que correram em seus tempos da F-Ford, F2 ou F3 Inglesa. Ingo, Alex, Moreno... Eles falam de Brands Hatch, Snetterton, Oulton Park e Donington. E, claro, de Silverstone.

Os britânicos são malucos por automobilismo. Goodwood, o lugar do festival mais legal do mundo, prova um pouco dessa paixão. Aliás, não é paixão, é amor.

Aquilo que mais me chamou atenção no GP da Inglaterra vencido por Hamilton neste domingo foi o que ouvi, e não o que vi.

Em vários momentos, era possível ouvir a vibração do público. E não só por Hamilton, mas pela corrida, independente da bandeira do piloto ou da equipe.

Quando a Fórmula 1 vai à China, ao Bahrein ou Abu Dhabi, isso não existe.

OK, a F1 é uma categoria mundial e precisa estar em todos os continentes. Certinho.

Mas, como diz a velha canção de Milton Nascimento, "todo artista tem de ir aonde o povo está".

A Inglaterra deveria ter uns três GPs por temporada. E nem precisam fazer aquela "gambiarra" que já fizeram, como em 1993, e Donington ser o GP da Europa.

Poderia ser GP da Inglaterra 1, 2 e 3 mesmo.

Um em Silverstone, um em Brands Hatch e outro em Donington.

Em uma época em que os carros quase não fazem barulho, (que ideia, Bernie...) ouvir o público vibrando a cada ultrapassagem só não arrepia mais que um V-12 rasgando uma reta...

Foto: UOL

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

 

 

 

SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

Arquivos