O austríaco correndo na Fittipaldi?

O austríaco correndo na Fittipaldi?

Às vezes dava certo, outras não, mas era divertido inventar uma história mirabolante no 1º de abril.

Voltando no tempo, lembro que no 1º de abril eram as contratações improváveis de jogadores de futebol os pratos prediletos nos meus tempos de Colegial.

Aqui, se me permitem, faço uma observação: Colegial era um nome bem mais imponente que o atual Ensino Médio. Sabem aquela escala, fraco, médio e forte?

Pois bem, chamar um período tão importante na vida de um adolescente de "médio" é, no mínimo, suavizar as tintas...

Aprendi coisas fundamentais para minha existência nesse período intenso, de efervescência hormonal e olhos marejados. Também conheci ótimos amigos, assim como a paixão mais arrebatadora da minha vida, que surgiu diante das minhas retinas quando eu era um estudante do 2º Colegial, em uma manhã iluminada de 1983; uma menina magrela com cabelos desgrenhados que vestia uma jardineira branca e que sentou-se ao meu lado direito. Linda.

E foi lá, no meu inesquecível Colegial, em 1982, que contei para a minha sala inteira do 1º ano que Niki Lauda havia desistido de retornar à Fórmula 1 pela McLaren para assinar com a equipe de Emerson Fittipaldi, então chefe do time, que na ocasião contava apenas com Chico Serra como piloto.

Muitos colegas também gostavam de automobilismo, e como o 1º de abril não havia sido lembrado por ninguém, consegui convencer os incautos.

Disse que havia acabado de ouvir a história na Jovem Pan (a rádio que eu ouvia) pelo TKR da Caravan bege do meu pai, que me levava de segunda a sexta para as bandas da Vila Mazzei.

"Gente, acabei de ouvir o Claudio Carsughi* dizendo que o Lauda vai correr na Fittipaldi", decretei convicto.

Segurei a história até onde pude, — época sem internet era uma maravilha —, ninguém tinha como sacar um celular do bolso para checar a informação. E assim foi, até uma colega lembrar que era 1º de abril...

Pena que naquele dia eu não tinha uma foto igual a que ilustra esta crônica, com Lauda dentro do carro... Ninguém duvidaria...

* Peço desculpas ao Claudio Carsughi, hoje amigo, pela história que inventei no longínquo ano. Foi por uma causa divertida, certo, Mestre?

OBSERVAÇÃO: A foto acima é autêntica. Niki Lauda sentou-se no cockpit do Copersucar F5 em 1977, durante um teste de pneus da F1 em Zandvoort, na Holanda. Porém, o austríaco apenas posou para a imagem, não andou no carro de Emerson Fittipaldi. Então piloto da Ferrari, em seu último ano pela equipe italiana, Lauda chegou a guiar o carro francês da Ligier (modelo JS7 com motor Matra de 12 cilindoros de Jacques Laffite) no circuito holandês (foto abaixo).

 Lauda andou com a Ligier JS7 em Zandvoort, durante testes de pneus da F1 no circuito holandês

Emerson a bordo do F5 em 1977, o carro em que Lauda entrou apenas para uma foto em Zandvoort

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SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

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