Espanhol já foi bronze em Londres 2012 e no Mundial de 2011

Espanhol já foi bronze em Londres 2012 e no Mundial de 2011

A seleção brasileira feminina de handebol já iniciou a sua preparação visando Tóquio 2020, sob o comando do vitorioso treinador espanhol Jorge Dueñas. Ele chegou muito em cima do mundial de dezembro do ano passado e nem teve tempo de fazer muita coisa, tanto que o Brasil terminou em 18º, uma posição vexatória para uma seleção que foi campeã mundial em 2013.

Nesse ano é que Dueñas está conseguindo passar a sua filosofia e isso já foi mostrado em dois amistosos contra a seleção francesa, atual campeã mundial. No primeiro jogo, com o time ainda cansado da viagem, o Brasil perdeu de 28 a 17, mas no segundo mostrou muita consistência e alcançou brilhante empate de 24 a 24.

Numa segunda etapa do trabalho ele reuniu jogadoras que atuam aqui no país e juntou ao grupo quatro atletas que ganharam o Pan-Americano Júnior e garantiram vaga para o Mundial da categoria. A idéia é passar uma filosofia única tanto para as atletas que atuam no exterior, como as que estão por aqui, e ainda preparar a base para o futuro.

O próximo compromisso serão os Jogos Sul-Americanos, em Cochabamba, na Bolívia, de 27 a 31 de maio, mas a grande meta é o Pan de 2019, que vai classificar a campeã para os Jogos Olímpicos de 2020.

Jorge Dueñas foi treinador da seleção espanhola feminina de 2007 a 2016 e conquistou medalha de prata no mundial de 2011, aqui no Brasil, e nos Jogos de Londres, em 2012.

Ele falou com exclusividade ao Terceiro Tempo sobre o seu trabalho junto à seleção brasileira.

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos