• Santos pode melar semifinais dos sonhos da FPF

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    O Santos pode melar a semifinal considerada “ideal” pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Paulistinha tem tabela direcionada para que os grandes se enfrentem no mata-mata decisivo, antes da grande final, na busca por um apelo que o estadual não apresenta mais.

    Os jogos de ida das quartas de final apresentaram São Paulo e Palmeiras vencendo Linense e Novorizontino, respectivamente, e colocando os dois pés nas semifinais. Já o Corinthians empatou sem gols com o Botafogo, em Ribeirão Preto, e agora decide a vaga em Itaquera. Pelo desempenho e diferença técnica entre as equipes, o Alvinegro deve passar sem sustos.

    Já o Santos...

    O Peixe perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas, e agora terá de inverter o placar na partida de volta. No entanto, o duelo será fora do alçapão da Vila Belmiro. A vaga terá de ser conquistada no Pacaembu.

    No entanto, mais do que o mando de campo, o que mais preocupa jogadores e o técnico Dorival Júnior é o mau futebol do time. O Santos não corresponde às expectativas de antes do início da temporada.

    Um time previsível, sem força no ataque e com problemas na defesa. Assim tem sido o Santos nos últimos jogos. O risco de eliminação é fato, o que preocupa também a FPF.

    Uma queda do Santos nas quartas de final não está nos planos da entidade, que deseja ver os quatro chamados grandes na luta pelo caneco.

    Será que dá?

    Apesar do mau desempenho neste início de ano, aposto ainda no Santos. O time não empolga, é fato, mas o talento individual pode levar a equipe à semifinal. A Ponte Preta é uma equipe mais equilibrada, terá a vantagem a seu favor, mas aposto ainda no Santos.

    Quem passa? Opine!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

     

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Mata-mata do Paulistinha coloca "grandes" na semi

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    O Paulistinha apresenta neste sábado o início do seu mata-mata. E a semifinal do estadual tem tudo para agradar em cheio a Federação Paulista de futebol, que faz a tabela com o desejo de que os quatro chamados grandes clubes do estado façam a semifinal. Tudo para levar um pouco de emoção a um estadual arrastado, modorrento e sem apelo.
    Os confrontos deste sábado: Corinthians x Botafogo, 18h30, em Ribeirão Preto, e Ponte Preta x Santos, 16h, em Campinas. Timão e Peixe favoritos, até porque numa melhor de dois jogos a chance de o melhor time passar é ainda maior.
    Por isso, aposto nos Alvinegros.
    No domingo, o São Paulo enfrenta o Linense, 16h, no Morumbi. Já o Palmeiras desafia o Novorizontino, 19h, em Novo Horizonte. Aposto na classificação do Tricolor e do Alviverde, afinal o São Paulo fará as duas em casa, após a diretoria do Linense abrir mão de tudo na competição em troca da renda de um jogo.
    Já o Palmeiras é muito superior ao rival e candidato à finalista.
    Reitero a minha aposta de antes do início do estadual. Acredito que o título ficará entre Palmeiras e Santos, os dois melhores times do estado. E você?


    Façam suas apostas!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Temos uma seleção. Somos favoritos!

    - Por Fábio Salgueiro / há 2 meses

    A goleada imposta pela seleção brasileira ao Uruguai (4 a 1), em pleno estádio Centenário, em Montevidéu, não trouxe “apenas” a vaga para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A vitória histórica reafirmou a boa fase do Brasil sob o comando do técnico Tite, que resgatou a autoestima do povo brasileiro.

    A seleção volta a oferecer prazer à nação e o desejo em vê-la em campo.

    São sete jogos com sete vitórias com Tite no comando. Mais que um time competitivo e com personalidade, a seleção volta a ser respeitada pelos rivais, algo que havia ficado perdido nos últimos anos.

    O pentacampeão Brasil volta a ser um time forte em casa e temido nos jogos fora. Que o diga o Uruguai!

    Diante da Celeste, o Brasil mais uma vez se mostrou um time compactado e com velocidade na saída de bola e na recomposição da defesa. Com os setores próximos e muito talento nos pés de Neymar, a seleção torna-se mortal com a bola e eficiente sem ela. Esse é o jeito de Tite montar os times.

     O ex-corintiano Paulinho marcou três gols e foi destaque ao lado de Neymar, que fez apenas um, porém um golaço. Gol de craque!

    O meia Philippe Coutinho, rápido e lúcido na ligação do meio com o ataque, merece também destaque. Já o lateral Marcelo não esteve bem, mas tem crédito com a camisa canarinho.

    O Brasil de Tite vence e convence. E empolga também. Que venha a Copa do Mundo de 2018!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: Lucas Figueiredo / Divulgação CBF

     

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Polêmicas superam a emoção do jogo no debate do futebol

    - Por Fábio Salgueiro / há 2 meses

    O futebol mudou. E pra pior. Hoje se fala menos no jogo e mais nas polêmicas. Isso acontece antes e depois da partida. As polêmicas rendem mais. O gol virou um detalhe, assim como as jogadas de efeito, as tabelas, o futebol-arte. Vivemos de picuinhas, provocações e deboches.

    A mudança de foco no futebol é nítida e maléfica para o produto futebol. Enquetes fomentam hoje se o cartão vermelho foi justo, se o pênalti aconteceu e se o treinador vai cair.

    O grande barato do futebol, que é o jogo jogado, dentro das quatro linhas, ficou em segundo plano. E isso não vai mudar, pelo menos não creio.

    Num recente Barcelona x PSG, a vitória épica do Barça foi enaltecida, mas a arbitragem também ganhou repercussão. Neste jogo em especial, não consegui desassociar os erros da arbitragem à classificação do time espanhol. Para mim, a vaga veio com os equívocos do árbitro.

    No entanto, tive a sensibilidade de separar as coisas. Ou melhor, dar o peso merecido a cada um dos assuntos. Ressaltei, sim, os erros do árbitro, que foram grosseiros, mas não deixei de falar da grandeza do jogo e da magnífica vitória do Barcelona.

    Já no final de semana, o Palmeiras superou o Santos, de virada, na Vila Belmiro (2 a 1). Um grande jogo. No entanto, a virada alviverde em três minutos ficou em segundo plano.

    As declarações de Felipe Melo, do Palmeiras, respondendo as provocações da torcida santista ao final do jogo ganhou o noticiário. O revanchismo superou os gols, as defesas dos goleiros. Muito pouco para um grande jogo.

    Apesar de cético quanto a uma mudança de enfoque na cobertura do jogo, admito que torço para que se fale mais de futebol e menos de picuinhas. A bola rolando e o talento ainda são as essências do futebol.

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

     

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Vasco fora da Copa do Brasil e favorito à Série B em 2018

    - Por Fábio Salgueiro / há 2 meses

    O Vasco está fora da Copa do Brasil. E mesmo antes do início do Brasileirão, já é um dos chamados grandes clubes favorito a disputar a Série B em 2018. A realidade do Vasco é cruel, pois o time cruzmaltino se apequena a cada ano, fruto de seguidas gestões desastrosas na Colina.

    Se tem um clube brasileiro que respeito é o Vasco. O Cruzmaltino marcou demais minha fase de torcedor nos ano 80 e 90, quando duelava de forma soberana contra o rival Flamengo e demais adversários pelo Brasil. O Vasco é um gigante, mas que se encontra como um paciente em estado grave na  UTI. Triste.

    O clube repete erros de um passado recente, que levou o time por duas vezes à Série B do nacional. O elenco é fraco por desmandos da diretoria e pela forma atrasada de se administrar o futebol em São Januário. O Vasco precisa de um choque de gestão. Só assim, em médio prazo, o clube poderia dar um salto de qualidade.

    No entanto, com a briga política existente no clube, a reação fica cada vez mais longe. Um pacto entre os grupos políticos na busca pela paz e redenção seria a saída, mas defender isso é utopia, infelizmente...

    O Brasileirão é a competição mais desafiadora do calendário do futebol nacional. E o Vasco já corre risco de rebaixamento. A competição nem começou ainda, mas o time cruzmaltino pode ser considerado favorito à degola mais uma vez.

    Um clube como o Vasco não pode aceitar a conviver com um rebaixamento a cada dois anos. Isso é um desrespeito com a história do clube, que é um dos gigantes do futebol brasileiro. A torcida vascaína está entre as cinco maiores do país, o que revela a força desse gigante.

    O Vasco precisa deixar a UTI. No entanto, para que isso aconteça, precisa que seus dirigentes deixem o clube e deem lugar a administradores que respeitem o Vasco e, acima de tudo, saibam gerir suas contas.

    Salvem o Vasco!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
Exibindo 5 de 300 Notícias

SOBRE O COLUNISTA

Paulistano com muito orgulho, Salgueiro, como é conhecido, é pisciano, jornalista diplomado, repórter fuçador, irriquieto e um cidadão inconformado. Engatinhou na profissão na Rádio CBN, onde aprendeu muito no rastreio das informações. Depois seguiu para a imprensa escrita, no DIÁRIO POPULAR, que virou mais tarde DIÁRIO DE SÃO PAULO, permanecendo por lá 14 anos. Nos últimos anos colaborou com v&a... Saiba Mais