• Paulistinha: Duelo em Campinas decidirá o campeão estadual

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    Após 38 anos, Corinthians e Ponte Preta voltam a decidir o Paulistinha. Os times rivalizaram o estadual em 1977, na histórica final em que o time do povo saiu da fila de 23 anos sem títulos. E repetiram a dose em 1979, também pelo estadual. Mais uma vitória do Alvinegro da Capital.

    A decisão se repete agora. E o Corinthians, mais uma vez, favorito à conquista do título pela força da camisa e por decidir a segunda partida em Itaquera. Perspectiva de dois bons jogos e com bastante equilíbrio.

    No entanto, apesar de ver o Corinthians em vantagem, prevejo dois jogos de muito equilíbrio. O Corinthians, como time, é mais forte e equilibrado. Já a Ponte Preta é aguerrida e tem um poder de fogo maior. O ataque pode decidir a favor da Macaca.

    Por isso, o primeiro duelo, em Campinas, definirá o campeão paulista. Foi assim na semifinal, quando a Ponte atropelou o Palmeiras e garantiu vantagem que a levou para a final.

    A Macaca, com certeza, tentará fazer o mesmo diante do Corinthians. A vantagem em casa para segurar no jogo da volta. Por isso, o duelo de Campinas já causa enorme expectativa. Se a Ponte conseguir a vantagem, mesmo mínima, dará um enorme passo para o inédito título.

    Já o Corinthians, se conseguir ao menos o empate, terá também enorme vantagem para conquistar mais um caneco. Torço por dois grandes jogos.

    Quem leva? Opine!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique aqui!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • 6ª Copa Amizade já mobiliza Presidente Prudente em prol das crianças da APAE

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    A 6ª Copa Amizade de Futsal – Libertadores 2017 será realizada no próximo dia 23 (domingo), a partir das 13h30, na quadra do Parque de Uso Múltiplo (P.U.M) em Presidente Prudente. A ação é beneficente e tem como objetivo arrecadar alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pirapozinho-SP, conhecida como cidade joia do oeste paulista.

    A competição tem caráter amador e conta com o apoio de ex-atletas, que gravaram vídeos para promover a ação filantrópica. O ex-atacante Adhemar, que fez história no São Caetano está envolvido na ação beneficente, assim como o ex-volante Bernardo, que jogou no São Paulo e no Corinthians e trabalha atualmente como agente de jogadores gravaram chamadas em prol da Copa Amizade.

    O torneio reunirá amigos engajados em ajudar o próximo, que amam jogar futebol, mas que não praticam assidualmente o esporte. As equipes serão formadas por meio de sorteio dos atletas amadores à disposição e divididas em dois grupos com três times cada.

    O grupo A terá Atlético Paranaense, Independiente Medellín e River Plate. No grupo B, Universidad do Chile, Libertad e Peñarol. As partidas terão 12 minutos de duração e as semifinais contarão com um tempo menor, uma vez que são confrontos de ida e volta.

    “O formato é parecido com o da Libertadores”, afirma Del Trejo, um dos organizadores do evento. “A disputa fica emocionante e o pessoal vai se divertir muito com a rivalidade.”

    O organizador ressalta ainda a importância da ação filantrópica: "Quando conversamos com os representantes da associação, notamos uma situação alarmante. É um local onde muitas vezes falta determinado alimento. O trabalho que eles fazem é extraordinário, o ideal seria que as pessoas ajudassem com doações constantes.”

    A APAE fica na Rua Antenor Ferreira Soares, nº. 202, em Pirapozinho/SP. O telefone de contato é (18) 3269-1121. Contribuições e maiores informações sobre a Copa da Amizade podem ser obtidas com Dora.

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Corinthians x Ponte Preta: tira-teima à vista?

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    Após 38 anos, Corinthians e Ponte Preta podem voltar a fazer uma final de Paulistinha. Os times rivalizaram o estadual em 1977, na histórica final em que o time do povo saiu da fila de 23 anos sem títulos. Porém, o último encontro dos clubes numa decisão do estadual aconteceu em 1979 – mais uma vitória do Alvinegro da Capital.

    A decisão pode se repetir agora. Ambos os times estão em vantagem no mata-mata do estadual. O Corinthians superou o São Paulo (2 a 0), no Morumbi, e agora decide a vaga à final em sua casa, na Arena de Itaquera.

    Já a Ponte Preta bateu o Palmeiras (3 a 0), em Campinas, e terá a vantagem no jogo da volta, no Allianz Parque, para garantir um lugar de volta à decisão do estadual, após quase 20 anos – a Macaca decidiu o título do Paulistinha em 2008, diante do próprio Palmeiras, quando acabou derrotada.

    Aposto numa final entre Corinthians e Ponte Preta. A vantagem obtida pelos times no primeiro duelo e o desempenho de ambos na competição oferecem essa certeza. São Paulo e Palmeiras devem ficar pelo caminho, essa é a tendência.

    Resta saber se a repetição da decisão histórica de 1977 e repetida em 1979 apresentará o mesmo final, ou seja, o Corinthians campeão. A atual Ponte Preta é uma equipe muito competitiva. Provou isso diante do Santos, nas quartas de final, e contra o Palmeiras, no primeiro duelo da semifinal.

    No próximo final de semana tem mais emoção. Sou mais Corinthians e Ponte Preta na decisão. E você? Opine!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

     

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Recusa de Valdívia salvou o Santos de rasgar dinheiro

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    O interesse do Santos pelo chileno Valdívia é a maior prova de que os dirigentes brasileiros não têm a mínima responsabilidade com o dinheiro dos clubes. Quando se fala em Valdívia, pensa-se num jogador ‘chinelinho” e pouco chegado aos treinos e jogos.

    Jogador apenas médio, com currículo recheado de desmandos, contusões e desrespeito aos clubes por onde passou, Valdívia é o “craque” que o Santos por pouco não contratou, há cerca de duas semanas.

    A recusa de Valdívia salvou o Santos de um prejuízo certo e garantiu à paz na Vila Belmiro, acreditem...

    O não de Valdívia à proposta do clube santista revela muito da postura do jogador, que está longe de ser profissional. Após aceitar um contrato de produtividade por um ano, Valdívia recuou no dia da assinatura do documento, exigindo o teto salarial do clube (R$ 300 mil) e um vínculo de três anos.

    O recuo do chileno aconteceu no último dia da janela de transferências, num atitude com um único objetivo: pressionar o Santos e fugir do contrato de produtividade.

    Valdívia sabe que joga pouco e, portanto, contratos assim não são uma boa. Por isso, a sua recusa em cima da hora.

    Valdívia deixou péssima imagem em suas passagens pelo Palmeiras. Quem conviveu o dia a dia do clube sabe do que estou falando. Valdívia é um péssimo custo-benefício. O Santos se livrou de rasgar dinheiro. E Valdívia aposta agora na ilusão de outros dirigentes brasileiros para que possa garantir um bom contrato na próxima janela de transferências, deixando os Emirados Árabes e retornando ao paternalista futebol brasileiro.

    Não duvido de que o chileno consiga seu objetivo, afinal os dirigentes não aprendem com os erros alheios, tampouco têm responsabilidade com o dinheiro das agremiações.

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: Uol

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Quem será o rival do Palmeiras na final do Paulistinha?

    - Por Fábio Salgueiro / há 1 mes

    Corinthians ou São Paulo, quem fará a final do Paulistinha contra o Palmeiras? Essa é a pergunta, um dia após a Ponte Preta eliminar o Santos, nos pênaltis, e conseguir um lugar no mata-mata da semifinal do Paulistinha.

    Com a conquista da vaga, a Macaca terá pela frente o Palmeiras, numa melhor de dois jogos. A decisão será no Allianz Parque, o que dificulta ainda mais a vida do time campineiro.

    No entanto, mesmo que o segundo jogo fosse em Campinas, a chance da Ponte chegar à decisão é remota. Existe um abismo entre as equipes, por isso, cravo que o Palmeiras estará na decisão.

    E digo mais: o Alviverde é o grande favorito ao título, seja diante de Corinthians e São Paulo. Façam suas apostas!

    No outro duelo envolvendo dois grandes rivais, os corintianos têm a vantagem de decidir o segundo jogo na Arena de Itaquera. O fator campo pesa neste momento, por isso vejo o Corinthians com uma ligeira vantagem sobre o Tricolor.

    Porém, o equilíbrio que falta no duelo entre Palmeiras e Ponte Preta sobre no Majestoso, como é apelidado o encontro entre os dois rivais da Capital.

    Vejo Corinthians e São Paulo com times iguais. O Alvinegro é mais forte na defesa, cujo setor é o maior problema do rival. Já o São Paulo é mais forte no ataque, setor que o Corinthians sofre com a falta de boas opções.

    Por isso, prevejo muito equilíbrio no confronto. Inclusive, não descarto que a vaga seja decidida nos pênaltis. Os rivais se enfrentaram há algumas semanas e ficaram no empate (1 a 1), no Morumbi.

    As semifinais do Paulistinha prometem muita emoção. Pra mim, o Palmeiras já está na decisão. Agora, resta saber se Corinthians ou São Paulo fará a decisão contra o Alviverde. Para não ficar em cima do muro, aposto no Corinthians. Puro palpite.

    E você? Opine!

     

    Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique aqui!

    Twitter: @salgueirofc

    Foto: UOL

     

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
Exibindo 5 de 300 Notícias

SOBRE O COLUNISTA

Paulistano com muito orgulho, Salgueiro, como é conhecido, é pisciano, jornalista diplomado, repórter fuçador, irriquieto e um cidadão inconformado. Engatinhou na profissão na Rádio CBN, onde aprendeu muito no rastreio das informações. Depois seguiu para a imprensa escrita, no DIÁRIO POPULAR, que virou mais tarde DIÁRIO DE SÃO PAULO, permanecendo por lá 14 anos. Nos últimos anos colaborou com v&a... Saiba Mais