Com 47 pontos na liderança e com oito pontos a mais que o vice-líder Grêmio, o Corinthians entra no segundo turno como virtual campeão brasileiro. Só uma tragédia tira o título do time do povo

Com 47 pontos na liderança e com oito pontos a mais que o vice-líder Grêmio, o Corinthians entra no segundo turno como virtual campeão brasileiro. Só uma tragédia tira o título do time do povo

O Brasileirão chegou ao final do seu primeiro turno com um virtual campeão. Tem muita bola ainda para rolar, é fato, mas só uma tragédia tira o título do líder Corinthians. O Alvinegro tem 47 pontos, perseguido pelo Grêmio, que tem 39. O título está em aberto? Sim. É possível que o Grêmio leve o caneco, assim como o Santos, que vem na terceira colocação? Claro... Mas é improvável que isso aconteça...

O Corinthians fecha o turno com 83% e com pouca oscilação. O time mantém a mesma batida, com um futebol longe de ser brilhante, porém de uma eficiência nunca vista no nacional por pontos corridos.

Reitero: só uma desconcentração total do time alvinegro ou a perda de um grande número de jogadores faria o título do Brasileirão sair das mãos, ou melhor, dos pés do time alvinegro.

Sim, é possível uma reviravolta, claro que sim, até porque teremos mais 19 partidas pela frente. Mas é improvável. O Corinthians não tropeça e soma pontos dentro e fora de casa. É campanha de campeão.

Inclusive, o primeiro turno chega ao fim também com a definição dos times que brigarão pelo caneco com o líder Corinthians. Grêmio e Santos são as equipes mais próximas do Alvinegro e, portanto, na briga pelo título.

O Palmeiras, que está a 15 pontos do maior rival, pode focar no nacional e buscar uma campanha de recuperação no segundo turno, que seria algo histórico se alcançado, mas isso poderia acontecer somente diante de uma eliminação na quarta-feira da Libertadores, quando o Alviverde faz um confronto de vida ou morte diante do Barcelona de Guayaquil.

Se sobreviver no torneio continental, o Alviverde seguirá alimentando sua obsessão pela Libertadores, preterindo de forma equivocada o título do nacional, que deveria ser obrigação para o milionário Palmeiras.

O Flamengo, em crise e com 18 pontos atrás do líder, creio que já não mira mais o título por tudo que foi falado acima, sobretudo pelo desempenho do Corinthians, que oferece poucas chances aos rivais.

Na parte debaixo da tabela, a briga contra a degola promete também muita emoção no returno. O São Paulo é o time grande que ganha destaque na luta contra o rebaixamento. O Tricolor fechar o turno no Z-4 e com futebol instável e preocupante. Já Atlético-GO, Vitória e Avaí são as equipes que compõem a rabeira e estariam virtualmente rebaixadas ao lado do São Paulo, caso o nacional terminasse neste final de semana.

Ponte Preta, Chapecoense, Bahia e até Atlético-MG, uma das maiores decepções do atual nacional, são equipes que entram no returno com o sinal de alerta aceso, já que a pontuação não oferece alívio, apenas preocupação.

O returno do nacional promete na parte de cima e debaixo da tabela. Façam suas apostas. A emoção será grande! Corinthians já é campeão? São Paulo vai se safar da degola? Opinem!

Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

Twitter: @salgueirofc

Foto: UOL

SOBRE O COLUNISTA

Paulistano com muito orgulho, Salgueiro, como é conhecido, é pisciano, jornalista diplomado, repórter fuçador, irriquieto e um cidadão inconformado. Engatinhou na profissão na Rádio CBN, onde aprendeu muito no rastreio das informações. Depois seguiu para a imprensa escrita, no DIÁRIO POPULAR, que virou mais tarde DIÁRIO DE SÃO PAULO, permanecendo por lá 14 anos. Nos últimos anos colaborou com v&a... Saiba Mais

Arquivos